• Matheus Godoy

Novidades do WhatsApp: confira os novos recursos do app de mensagens!



O WhatsApp não fica para trás quando se trata de lançamentos. E nem você pode ficar, se quiser aproveitar bem os recursos da plataforma nas suas estratégias de marketing digital.


Que todo mundo usa WhatsApp e que ele é um dos apps de mensagens mais baixados do mundo, você já sabe, afinal só aqui no Brasil o número de usuários ultrapassa os 120 milhões!


Mas, trouxemos duas informações valiosas que você talvez não saiba:

  1. segundo o TechCrunch, o WhatsApp Business conta com mais de 3 milhões de empresas cadastradas em todo o mundo;

  2. de acordo com a empresa Apptopi, em apenas 3 meses a gente gasta cerca de 80 bilhões de horas conectados ao WhatsApp.

Tá, mas e daí?


Isso quer dizer que o consumidor está sempre conectado e que você deveria aproveitar e aprender a usar esses recursos para alavancar as suas estratégias de marketing no WhatsApp. 😉


Fica assim, então. Uma vez por mês, ou sempre que precisar, dá um confere neste artigo para saber quais são as novidades do WhatsApp. Bora começar?


WhatsApp testa mensagens que “se autodestroem”


Desde ano passado, o WhatsApp testa a possibilidade de selecionar por quanto tempo as mensagens enviadas ficarão disponíveis para visualização, antes que sejam auto destruídas.


Por exemplo, depois de segundos, minutos ou horas as mensagens serão automaticamente deletadas, como já acontece no app concorrente, o Telegram.


A função vai ser uma beleza não só para que a memória do celular não fique cheia, mas também para que aquela mensagem comprometedora não fique por aí, vagando nos confins da Internet. 👀


WhatsApp lança recurso de criação de catálogo para pequenas empresas


Em vários ramos do comércio, uma grande porcentagem dos pedidos é feito pelo WhatsApp. Em vez de deixar o cliente ansioso para saber que produtos ou serviços estão disponíveis, agora você já pode criar um catálogo e exibir os seus produtos através do app.


Com o novo recurso o WhatsApp visa facilitar a dinâmica entre clientes e empresas, permitindo o acesso a fotos, preços e especificações de cada item (link e código do produto) sem a necessidade de trocar mensagens ou sair do aplicativo.


Para inserir os seus produtos no catálogo do WhatsApp Business, basta acessar Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo > Adicione produto ou serviço.


WhatsApp cria perfil QR Code para adicionar novos contatos


Anteriormente, era preciso adicionar o contato de uma pessoa ou marca manualmente no celular, para então enviar a mensagem. Agora, com essa novidade, os usuários conseguem enviar mensagem direta um simples toque! 🙌


As marcas podem devem usar esse recurso nas suas estratégias de marketing, disponibilizando o seu QR Code nos recibos, na vitrine ou até mesmo nos perfis das redes sociais para que o consumidor consiga escaneá-lo com a câmera do smartphone e, simples assim, adicionar o número de telefone na agenda.


O recurso também está acessível para quem não tem WhatsApp Business.

WhatsApp lança os Stickers animados


Quem não curte figurinhas nas conversas do zap está morto por dentro! Exagero à parte, os adesivos não apenas são divertidos como têm um papel importante na comunicação entre marca e cliente.


👉 Se você ainda não usou o recurso nas suas estratégias de comunicação, a gente tem um post sobre como usar as figurinhas do WhatsApp a favor da marca, para te inspirar!

Mas a novidade que está bombando é a chegada dos stickers animados. Para baixá-los, siga os seguintes passos: na janela de conversa, clique no ícone que abre os stickers > “+” > Todos os stickers. Os que se movem terão o ícone “play” ao lado.


Caso queira criar os seus próprios stickers animados para WhatsApp, terá de usar um app específico, assim como é para as figurinhas estáticas.

WhatsApp libera novos filtros para fotos


Desde que você tenha a versão 2.20.71 do WhatsApp, pode experimentar as opções de filtros para as suas fotos.


Além de redimensionar, incluir stickers, emojis e texto, agora você pode escolher filtros de várias cores, tanto para fotos que você acaba de tirar com o app, quanto para as que estão arquivadas na galeria de fotos.


Quando você tirar uma foto dentro do app ou selecionar uma imagem da galeria, basta arrastar a foto para cima para ver as opções de filtros disponíveis.


Recurso de pagamento online é uma das novidades do WhatsApp


O recurso de pagamento pelo WhatsApp já foi divulgado, mas aqui no Brasil, por causa dos possíveis riscos à privacidade, ele continua suspenso pelo Banco Central.

Ainda assim, é bom que você fique atento e preparado para utilizar o recurso para fazer pagamentos e transferências, gerando novas possibilidades de negócios.


Uma vez que já esteja ativado, você vai precisar clicar em Ajustes do WhatsApp > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar. Crie o PIN de 6 dígitos, adicione as informações solicitadas e clique em Salvar.


Para efetuar pagamentos, abra a janela do contato que vai receber o dinheiro, clique em “+” (se for IOS) ou no clipe de papel (Android), selecione “Pagamento”, escolha o valor e envie.


Por enquanto, a expectativa é que o recurso aceite cartões múltiplos ou de débito emitidos pelo Nubank, Banco do Brasil ou Sicred.

WhatsApp permite gerar um link para o seu número


Esse recurso não é tão novo assim e, talvez, até você já saiba como funciona!

O app de mensagens liberou a criação de um link para o seu número, assim você disponibiliza o link nos seus outros canais de comunicação para que as pessoas cliquem e iniciem uma conversa direta com você.


O recurso grátis está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e pode ser feito manualmente, a partir de um código disponibilizado pelo próprio WhatsApp, ou por meio de ferramentas geradoras de link.


Criar link para WhatsApp é bem fácil, basta seguir o roteiro abaixo:

  • copie o link “https://api.whatsapp.com/send? 1=pt_BR&phone=5500000000000” na janela do seu navegador;

  • substitua a sequência de zeros pelo número do seu telefone de contato, inclusive DDD (note que existe um total de 9 “zeros”, e isso serve para as cidades que usam essa quantidade de dígitos, mas, se não é o caso da sua, é só tirar aquele 0 que sobrar);

  • prontinho, esse é o seu link exclusivo para compartilhar com seus clientes ou seguidores e garantir que eles possam falar com você e sua empresa de forma bem prática.

Curtiu as novidades? Quais você acredita que são úteis para a sua estratégia de marketing?


Não se esqueça de que a gente vai atualizar este post com frequência para que você fique por dentro de todos os lançamentos do WhatsApp.


E,não é só isso, fique sempre de olho no nosso blog para acompanhar as news sobre marketing digital e redes sociais.

7 visualizações