• Matheus Godoy

Instagram 10 anos: app ganha novos recursos e traz de volta ícone clássico

Aplicativo relembra a clássica Polaroid marrom que foi utilizada até 2016; novidades incluem mapa nos Stories e filtro antibullying



O Instagram faz 10 anos nesta terça-feira (6), e decidiu comemorar a data com o lançamento de uma atualização repleta de novidades. Os recursos incluem filtros antibullying nos comentários, um mapa e um calendário privados nos Stories e, para matar a saudade de 2010, um easter egg com os ícones clássicos do aplicativo, incluindo aquela famosa Polaroid marrom. 


O ícone atual do Instagram foi introduzido em maio de 2016, e quem já usava o aplicativo na época deve se lembrar de como foi difícil de se acostumar à mudança no início. Agora, é possível retornar às origens e customizar a aparência da Polaroid, relembrando os velhos tempos de 3G, celulares pequenos e filtro "Valência".

As "novas" opções de ícones estão escondidas. Para acessá-las, o usuário deve ir ao menu de configurações e arrastar a tela para baixo, como se fosse atualizar uma página no navegador. Emojis de comemoração e presente aparecerão na tela, e o easter egg com o visual clássico do aplicativo será exibido em seguida.

Easter egg com os ícones clássicos do aplicativo está escondido no menu de configurações. Imagem: Captura de tela


A lista inclui o ícone clássico, de 2010, o "clássico 2", de 2011, que é bem parecido, e o original, utilizado apenas nas duas primeiras semanas da história do aplicativo. Há também alternativas do ícone atual em outras cores, como verde, dourado, branco, preto e com o arco-íris da bandeira do Orgulho LGBTQI+.

Mapa e calendário dos Stories

A segunda novidade não deixa de ser nostálgica, mas o faz de maneira diferente. O arquivo dos Stories ganhou uma configuração de mapa, e agora exibe o local de onde eles foram publicados.


O recurso é semelhante ao que existia anteriormente no feed (hoje, o assunto é mesmo nostalgia), e pode ser interessante para relembrar os melhores momentos das viagens compartilhadas com os seguidores.


Ao lado do mapa, agora existe também um calendário que organiza as publicações por dia, mês e ano, facilitando a busca de mídias específicas no arquivo.

Mapa e calendário chegam aos Stories com atualização de aniversário do Instagram. Imagem: Instagram


Filtro antibullying

Com o objetivo de tornar-se um ambiente mais agradável para a saúde mental, o Instagram melhorou as ferramentas de combate a comentários ofensivos. Com a atualização, aqueles que forem semelhantes aos previamente denunciados serão automaticamente ocultados pela plataforma, que utiliza mecanismos de inteligência artificial para reconhecer injúrias. 

Entretanto, as ofensas não serão excluídas permanentemente. Em vez disso, continuarão visíveis sob o rótulo "exibir comentários ocultos", ou seja, a um clique a mais de distância dos demais.  

Alerta exibido para comentário possivelmente ofensivo. Imagem: Instagram


O Instagram anunciou também que vai exibir um aviso adicional quando os usuários tentarem postar comentários ofensivos repetidamente. A mensagem tem como alvo os infratores reincidentes, e sugere que eles parem por um momento para refletir sobre as possíveis consequências de suas palavras.


Via: Tech Crunch

6 visualizações