• Matheus Godoy

Como colocar o link do Whatsapp no Instagram em 4 passos!

Você sabia que é possível direcionar o seu público direto da rede social para uma conversa no aplicativo de mensagem? Basta saber como colocar o link do Whatsapp no Instagram e aproveitar a integração para gerar vendas.


A conta corporativa do Instagram é uma ótima ferramenta para divulgar produtos e serviços de uma marca e engajar o público, enquanto o Whatsapp facilita as negociações, humaniza o atendimento e consolida o relacionamento entre empresa e clientes. Agora imagina unir o útil ao agradável!


Além de converter leads em novos contatos, esse recurso aumenta o potencial de vendas e diminui a jornada de compra do cliente, em dois cliques ele já está “mandando um zap” para você.

E o melhor de tudo é que é super fácil de configurar!


4 passos sobre como colocar o link do Whatsapp no Instagram


Antes de mais nada, é importante que a marca tenha uma conta no Whatsapp Business, uma versão do aplicativo voltado para perfis corporativos. Com ela fica melhor e mais fácil aproveitar todos os benefícios dessa integração.

Se a sua marca já tem uma conta no Whatsapp Business, basta seguir o passo a passo abaixo para colocar o link do Whatsapp no Instagram.


1. Criando o link do Whatsapp

Há diferentes modos de se fazer um link para o número do Whatsapp. O método mais direto é utilizar um recurso próprio do aplicativo para gerar um link de conversa.

Para isso, é só acrescentar o número de telefone da empresa com o código do país (no Brasil é 55) e o DDD sem o zero ao final da url a seguir:


https://api.whatsapp.com/send?phone=

Como exemplo, vamos considerar que o telefone da empresa seja 11 999999999. O link ficará da seguinte forma:


https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Uma alternativa mais amigável do próprio Whatsapp para o link acima é substituí-lo pela expressão “wa.me”, seguido do código do país, DDD e número de telefone, como no exemplo abaixo:


https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Ao acessar qualquer um desses links de um computador, abrirá uma página de redirecionamento igual a da imagem abaixo:

Para iniciar a conversa pelo computador, o usuário precisará estar conectado no Web Wathsapp. Agora, caso acesse pelo celular, o aplicativo abrirá automaticamente uma conversa com o número informado.


Como o Instagram normalmente é acessado pelo celular, o link abrirá diretamente no aplicativo do Whatsapp. Portanto, disponibilizá-lo nessa rede social é uma grande oportunidade de converter leads e aumentar as vendas.


2. Deixando a URL mais amigável

Tanto pelo recurso direto do aplicativo quanto pelas ferramentas alternativas, os links gerados para a conversa no Whatsapp não são amigáveis, por serem longos e pouco atraentes. E isso pode prejudicar a conversão de leads, fazendo com que o usuário desista de acessar o link.


Além disso, os links gerados possuem o número de telefone da empresa exposto na url, e muitas marcas preferem divulgá-lo apenas para os potenciais clientes e contatos que têm real interesse em conversar e obter informações sobre produtos.


Por isso, o segundo passo para colocar o link do Whatsapp no Instagram é transformá-lo em uma url mais amigável antes de divulgá-lo no perfil da rede social.


O próprio Whatsapp possui uma alternativa mais curta do link de conversa, como mencionado no primeiro passo. Contudo, o número da empresa continua exposto na url.


Confira algumas ferramentas para encurtar links e ocultar o número de telefone, tornando a url mais amigável e atraente:

  • TinyURL: basta acessar o site e colar o link completo no campo indicado. Se preferir, você pode criar um link personalizado. Depois de clicar em “Make TinyURL!”, é só copiar o link gerado;

  • Bitly: é um dos encurtadores mais utilizados. Ao acessar o site da ferramenta, insira o link original, clique em “Shorten”, como na figura abaixo, e copie a URL encurtada;

3. Colocando a URL no perfil do Instagram

Agora que você já sabe criar o link que leva o cliente direto para o aplicativo de mensagem e também torná-lo mais curto e amigável, é a hora de aprender como colocar o link do Whatsapp no Instagram.


Abra o Instagram e faça o login na sua conta, clique na foto do perfil e depois no botão “Editar perfil”. Se fizer pelo computador, clique em “Configurações” antes. Então, no campo “Site”, insira a url amigável.


Depois de salvar as alterações, o perfil do Instagram ficará com o link abaixo do nome do seu perfil.


Simples? Se esse procedimento fosse uma música, seria a canção “Fácil”, da banda Jota Quest.

4. Divulgando o link do Whatsapp [dica bônus]

Mas não acaba por aí. Apenas colocar o link do Whatsapp no Instagram não basta para aumentar a conversão. É fundamental informar o seu público que é possível entrar em contato com a marca ao clicar no link disponível na bio, e que a equipe está pronta para atendê-lo.


Crie, por exemplo, uma publicação diferente para isso e também faça posts nos stories da marca. Assim, quando os seguidores quiserem “mandar um zap” para a empresa, a fim de adquirir um produto ou em busca de alguma informação, já saberão que basta acessar o link disponível no perfil do Instagram.


E você ainda pode aproveitar o aumento de conversões que esse recurso irá gerar para potencializar sua capacidade de venda e diminuir a jornada de compra de seus clientes.


Como sugerimos no início desse artigo, o Whatsapp possui muitas ferramentas interessantes para a conta corporativa. Uma delas é a divulgação de um catálogo de produtos da marca, o que pode incentivar e acelerar a decisão de compra.

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