• Matheus Godoy

Como as marcas estão usando o Twitch no seu marketing?


Comprado pela gigante Amazon em 2014, o Twitch é a maior plataforma de streaming on-line do mundo, com mais de 32 milhões de usuários ativos por mês. A previsão é que atinja 40 milhões de usuários em 2021. Esses números podem até parecer baixos se comparados com o Instagram, por exemplo, com seus quase 1 bilhão de usuários mensais – mas é outra métrica que tem chamado a atenção das marcas para essa plataforma: horas assistidas.


O Twitch ostenta 26 milhões de horas diárias assistidas e seus usuários consomem em média cerca de três horas de conteúdo ao dia. Para se ter uma ideia, a Netflix tem em média 164 milhões de horas diárias assistidas com muito mais assinantes e um tempo de exibição por dia similar. Hoje, a maior parte do seu conteúdo consiste na transmissão de games e competições de eSports, mas há um número crescente de streamers atuando em áreas como música, culinária, artesanato e beleza.


O público do Twitch é composto principalmente por homens (65%), mas cada vez mais mulheres estão aderindo à plataforma. Atualmente, elas já representam 35% do total – contra 20% em 2017. Já a idade dos usuários permanece relativamente jovem: a maioria tem entre 18 e 34 anos. Dentro desse universo existe um grande potencial de publicidade, já que seus espectadores são um grupo bastante diversificado e segmentado.


Como se trata de streaming de vídeo, todas as compras de anúncios padrão estão disponíveis (nativo, display, in-stream), mas isso é o apenas o básico. Caso esteja pensando em incluir o Twitch na sua estratégia de marketing antes que a plataforma esteja saturada, veja a seguir como algumas marcas estão conseguindo inovar nessa plataforma.



PokerStars


Um forte tendência em 2020, tudo aponta que o streaming de poker deve seguir em alta nos próximos anos. Nada mais natural, então, que as marcas do setor estejam de olho nesse filão. Além de possuir um canal com mais de 250 mil seguidores, o site PokerStars tem investido pesado nessa plataforma com bônus exclusivos, promoções especiais e outras recompensas.


Recentemente, o site distribuiu US$ 50 mil em prêmios aos jogadores que assistiam a streamers afiliados à marca durante o Spring Championship of Online Poker (SCOOP). Para participar da promoção, os espectadores precisaram vincular suas contas do PokerStars e Twitch, uma grande sacada de marketing. Além dos eventos online, a marca também lançou a Escola PokerStars na plataforma, um canal que fornece dicas e tutoriais de poker.


Nike e Adidas


Nos Estados Unidos, o Twitch atinge cerca de 50% do público masculino dos millennials — pessoas que têm, hoje, entre 18 e 35 anos. E como líderes da indústria da moda, isso não passou despercebido pela Nike e pela Adidas, já que esse segmento representa uma boa fatia do seu público-alvo. Em outras palavras, não havia como elas deixarem o Twitch de fora do seu mix de marketing.


E foi isso que ambas as marcas fizeram. Tanto a Nike como a Adidas usaram a plataforma para lançar novos produtos com tiragem limitada. As ações incluíram vídeos de unboxing ao vivo para revelar o conteúdo dos pacotes e parcerias com influenciadores para sortear os itens exclusivos.


Wendy’s


Conhecida como uma marca que não tem medo de experimentar nas redes sociais e por conseguir criar uma experiência on-line quase totalmente nativa, a Wendy’s desenvolveu uma reputação de peso no espaço digital. E por que o Twitch seria uma exceção?


A equipe de mídia social da Wendy’s sabia que o Twitch seria inundado com streams da popular série de jogos Animal Crossing durante seu último lançamento, então decidiu capitalizar em cima disso. A campanha foi simples: uma transmissão de gameplay acompanhando as aventuras de Animal Crossing da mascote da loja. Todos os clipes e streams incluíram um link para “Entrega gratuita”, lembrando os usuários que eles não precisam sair do Twitch para pedir um delivery.


Conclusão


Várias marcas já estão usando o Twitch para promover seus produtos e serviços de forma inovadora a um público de adultos jovens. Se sua empresa tem um objetivo semelhante, o Twitch pode ser um grande trunfo frente a concorrência.

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